DestaqueNotíciasPolítica

Vereadores Geraldo Shiomi e Sergio Santaela fazem visita surpresa a Pronto Socorro e constatam várias falhas

Os dois vereadores exercendo o poder de fiscalização do poder legislativo visitaram o pronto socorro municipal na tarde de ontem (14)

Na tarde de ontem (14) os vereadores Geraldo Shiomi (PTB) e Sergio Santaela (DEM) visitaram o pronto socorro municipal, a visita se deu por conta das várias manifestações de munícipes quanto a situação do local.

São constantes os relatos de usuários principalmente nas redes sociais quanto a demora no atendimento, falta de medicamentos básicos, estrutura do local e até mesmo material de higiene como papel higiênico.

Os vereadores chegaram ao local por volta das 16:00h e realizaram uma fiscalização de surpresa nas instalações sendo atendidos pela enfermeira responsável pelo local, funcionaria de carreira ela relatou toda a situação e promoveu uma visita a todas as dependencias.

As autoridades observaram que a estrutura do local encontra-se precária quanto a demanda do atendimento, sendo que no local são atendidos por volta de 250 pacientes/dia contando apenas com 2 médicos ou no máximo 3 quando em horários de pico. Causando uma espera de até 4 horas para que um paciente seja atendido.

Quanto a falta de medicamentos no momento da visita não foi encontrado nenhum medicamente de emergencia em falta, e segundo os funcionários ocorrem faltas sazonais, mas no entendimento dos parlamentares essas faltas nunca poderiam ocorrer tendo em vista que o atendimento de emergencia é prioritário, devendo a administração manter estoque suficiente e com certa margem de segurança.

Falhas Graves

Dois fatos causaram espanto no vereadores presentes, o primeiro se deve a auto clave estar quebrada desde a semana passada, impossibilitando que os materiais sejam esterilizados. Para que o pronto socorro não pare, cordialmente a Santa Casa tem realizado este processo em suas dependências sem custo algum ao município, também os foi relatado por funcionários que são constantes os empréstimos de medicação por parte da Santa Casa quando há falta no pronto socorro.

Coordenadora do Pronto Socorro

Perguntado sobre o horário de expediente e a frequência da coordenadora do pronto socorro que de acordo com os vereadores consta no portal da transparência que o cargo é exercido pela Sra Rosangela Alves dos Santos desde julho de 2017, Shiomi e Santaela foram informados pelos funcionários que esta pessoa nunca esteve naquela unidade e sequer eles a conhecem pessoalmente e que descobriram que ela ocupa este cargo a pouco tempo através de denuncias realizadas nas redes sociais. Os vereadores ficaram espantados com tal situação, pois essa função foi assumida por Rosangela a mais de um ano e ela deveria dar expediente no pronto socorro municipal todos os dias.

“Essa informação é muito grave, pois podemos observar que a funcionária de carreira esta sobrecarregada enquanto a Assessora esta recebendo pela função e não comparece em seu local de trabalho, algo tem que ser feito urgente”, disse Santaela.

Shiomi diz, “algo precisa acontecer pois desta forma não pode continuar, se recebe salário para trabalhar no pronto socorro, deve cumprir expediente e trabalhar onde foi contratada, tomarei as medidas cabíveis e não medirei esforços para solucionar mais esta irregularidade da Administração Municipal”.

Em um compartilhamento da postagem do video no Facebook o secretário de saúde Capitão Gimenez tentou defender sua subordinada, argumentando que ela estaria trabalhando na secretaria para desenrolar os entraves quanto a inauguração do UPA, mas sem muita coerência no que disse acabou dando a entender que os vereadores que realizaram a visita surpresa são “moleques”, destemperado em suas alegações Gimenez não conseguiu explicar o fato de uma pessoa que exerce o Cargo de Coordenadora do Pronto Socorro Municipal nunca ter pisado nas dependências do PS e ainda ser desconhecida por todos funcionários, mesmo que esteja realizando os trabalhos do UPA poderia estar dando expediente no PS como é da função por ela exercida, inclusive para ter o conhecimento do funcionamento do local. Apuramos que Rosangela alem de amiga pessoal do Secretario de Saúde Capitão Gimenez também é sua advogada em processos que Gimenez respondeu no passado.

Rodolpho Shinkado – Correio do Noroeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo