
Tatiana Cestari
GUARAÇAÍ – Na manhã desta quarta-feira, 31 de janeiro, a Rede Municipal de Educação de Guaraçaí promoveu um acolhimento e formação de professores das Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) “Doutor José Olavo Diniz” e “Monteiro Lobato” e Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Valeriano Fonseca”.
O evento realizado no plenário da Câmara de Vereadores, foi comandado pela supervisora de ensino, Angela Maria dos Santos Sperandio e ainda contou com a presença do prefeito Airton Gomes; da primeira-dama Maria Inez; o presidente da Câmara, Francisco Oliveira; o secretário de Educação do Município, Joel Mota; a diretora da Educação Infantil, Suzimeire Canuto de Souza Pereira; a diretora da Emef, Geuza Garcia dos Santos; da psicóloga Fernanda Alves, além de demais diretores, coordenadores, professoras e demais colaboradores da Educação Municipal.
Cada educador recebeu um botão de rosa e um bombom, durante dinâmica, organizada pela psicóloga Fernanda.
Para a supervisora da Educação, a interação entre professores, é uma forma de unir a classe e também levar para a sala de aula, experiências trocadas entre eles.
“O desafio de dirigir uma escola traz muitos problemas e obstáculos, mas ao mesmo tempo, muitas emoções. Se por um lado há o peso da responsabilidade e preocupações constantes. De outro existe a alegria e gratidão por acompanhar o desenvolvimento e aprendizado das nossas crianças. Educador, não é apenas transformar o aluno, enriquece todos que se incluem nesse processo. O apoio e direcionamento feito pela direção escolar, proporciona uma qualidade de trabalho em equipe”, avaliou Angela.
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
O prefeito Airton Gomes informou que, em 2023, encomendou uma pesquisa de satisfação, envolvendo a população de Guaraçaí, para saber sobre a qualidade da Educação Municipal. “Essa pesquisa nos mostrou que, 83% da população guaraçaiense está satisfeita e, isso envolve a qualidade dos professores nas salas de aula, o transporte escolar e tudo que envolva o assunto”, revelou o chefe do Executivo Municipal, informando que a mesma pesquisa foi promovida em todos os setores da municipalidade, como saúde, cultura, infraestrutura e outros.
O encontro marcou a primeira etapa do início do ano letivo de 2024. Nesta quinta e sexta-feira, dias 1 e 2 de fevereiro, professores e diretores das escolas voltam a se encontrar, para o planejamento anual das aulas. Já o início das aulas, com alunos da rede municipal de educação, ocorre na próxima segunda-feira (5).