
Murutinga do Sul
Tatiana Cestari
Nesta segunda-feira (12), a Polícia Militar Ambiental (PMA) multou o proprietário de um sítio, em Murutinga do Sul – que não teve a identidade revelada -, por maus tratos aos animais, que morrem por falta de alimentação.
De acordo com a polícia, foram contabilizados 23 cabeças de gado mortas. A multa foi de R$138 mil.
A crueldade veio à tona, após a corporação receber denúncia de que animais estariam passando fome e morrendo no local. Diante da “Operação Impacto”, desencadeada pela PMA, policiais foram até a área rural, acompanhados de dois médicos veterinários que atestaram a morte do gado por desnutrição, confirmando assim, a denúncia.
Os médicos veterinários pertencem à Secretaria Estadual de Defesa Agropecuária Regional de Andradina.
A ocorrência será encaminhada para a Polícia Judiciária do município, com base nos termos do artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98.
A aplicação da multa foi duplicada, tendo em vista que a morte dos animais ocorreu por maus tratos.
A denúncia sobre esse caso chegou ao conhecimento da reportagem do Correio do Noroeste, que estava levantando informações, junto à Polícia Ambiental. (Com informações e imagens cedidas pela Polícia Militar Ambiental)
GUARARAPES
No sábado (10) – dois dias antes, a Polícia Ambiental atendeu um caso semelhante, no município de Guararapes, onde, ao menos 17 cabeças de gado foram encontradas mortas, também em uma área rural, já sendo consumida por urubus. A polícia informou que vai notificar o dono do local.
O caso também chegou às autoridades, após denúncia de telespectador ao jornalismo da TV TEM. (Com informações da TV TEM)