DestaqueGeralNotíciasPolícia

Proprietário de bovinos volta a ser multado por maus-tratos contra outros 249 animais

A denúncia anterior ocorreu há cerca de dois meses, quando bovinos morreram por falta de alimentação 

Tatiana Cestari

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Polícia Militar Ambiental)

 

GUARARAPES – Durante patrulhamento ambiental no dia 24 de setembro, por meio da “Operação Impacto”, a equipe da Polícia Militar Ambiental se deslocou até uma propriedade rural em Guararapes, para vistoriar o local, após denúncia de maus-tratos à bovinos.

Acompanhando os policiais ambientais, estavam médicos veterinários pertencentes à Secretaria Estadual de Defesa Agropecuária Regional de Araçatuba, além dos médicos veterinários da UNESP. Os profissionais, após análises técnicas realizadas no local, ficaram de encaminhar laudo quanto a configuração de maus-tratos por desnutrição, ou seja, negligência quanto à alimentação dos bovinos.

 

CONFIRMAÇÃO DO CRIME – Nesta terça-feira, 8 de outubro, após posse do laudo emitido pela Defesa Agropecuária, o qual com base em escores corporais, apontou que todos animais daquela propriedade estavam desnutridos.

O proprietário dos animais recebeu Auto de Infração Ambiental baseado no Artigo 29 da Resolução SIMA 05/21, com multa no valor de R$750.000,00 (setecentos e cinquenta mil reais). O valor é referente as 248 cabeças de gado existentes, além de um animal morto, cuja multa foi aplicada em dobro.

Feito contato via telefone na delegacia do município de Guararapes, cientificados do fato, a apresentação pessoal da ocorrência foi dispensada sendo deliberado que a ocorrência e o laudo veterinário fosse encaminhada via ofício, atendendo o artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98.

 

APREENSÃO

Por não haver local adequado para destinação dos animais, estes foram apreendidos e destinados temporariamente com o infrator até a realização do atendimento ambiental, o qual se comprometeu a melhorar as condições sanitária dos bovinos.

A Polícia Militar Ambiental salientou que, no transcorrer dos últimos dois meses recebeu diversas denúncias referentes à propriedade, inclusive com vinculação da matéria veículos de comunicação da região. O Correio do Noroeste de Andradina divulgou a informação, em meio à outra denúncia ocorrida em um sítio entre Guaraçaí e Murutinga do Sul.

A denúncia anterior ocorreu há cerca de dois meses, quando bovinos morreram por falta de alimentação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo