O deputado federal Fausto Pinato (PP-SP) foi apontado mais uma vez pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), responsável pela elaboração da lista “dos cabeças do Congresso Nacional”, como parlamentar de destaque e apontado entre os 150 deputados federais e senadores “mais influentes” do Poder Legislativo.
No total, o Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal) possui 594 congressistas, sendo 513 deputados federais e 81 senadores. Em 2021, Pinato também foi apontado como um dos “cabeças do Congresso”. De acordo com o DIAP, “pode-se afirmar que os parlamentares em ascensão estão entre os 150 mais influentes do Congresso”.
“Entende-se por parlamentar em ‘ascensão’ aquele deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem dessas [funções]. Estão também nessa categoria, os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando os próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento”, explica Antônio Augusto Queiroz, coordenador da pesquisa que ainda terá sua “publicação impressa lançada em breve”.
O estado de São Paulo foi o que mais apresentou parlamentares na lista. Do total de 70 deputados federais e três senadores, outros 14 parlamentares paulistas – ao lado Fausto Pinato – aparecem na relação dos “cabeças do Congresso”. O PP, partido de Pinato, é a quinta legenda partidária com mais parlamentares na relação. Além de Fausto, os progressistas possuem mais seis parlamentares na lista dos “cabeças do Congresso”