
Tatiana Cestari
GUARAÇAÍ – Desde julho de 2021, a Organização Bom Pastor, com matriz em Guaraçaí e filial em Murutinga do Sul, pratica o Plano “+ Plus”, que atende até 10 pessoas, sendo o titular e outros 9 membros da família.
De acordo com o proprietário da empresa, Marcos Aurélio Mion, dentre os benefícios que estão em destaque, está o translado de até 2.000 quilômetros, entre ida e volta para buscar o corpo em outra cidade ou Estado.
“Outras empresas funerárias da região, se comprometem no translado de no máximo 100km, ou seja, 50km da ida e 50km da volta”, cita Mion.
A reportagem do Correio do Noroeste falou com o funcionário público Antonio Correa, de Murutinga do Sul – onde há uma filial da Organização Bom Pastor. Ele, que é usuário do Plano “+ Plus”, perdeu a mãe em agosto deste ano e recebeu os benefícios diversos oferecidos.
“Minha mãe que morava em Santo André, faleceu lá. Como ela era uma das dependentes do plano da Bom Pastor, decidimos velar e sepultar o corpo dela em Murutinga, onde já estão sepultados outros familiares. O Marcos Mion não cobrou nenhum centavo a mais para buscar o corpo dela. Sem falar que todo trâmite aconteceu muito rápido. Em poucas horas a família já estava velando minha mãe. Ainda recebemos coroa, vestimenta, urna, sem contar no atendimento de toda equipe de funcionários. Só temos que agradecer pelo carinho que fomos tratados, num momento de tanta dor”, salienta Correa.
ALUGUEL DO CERIMONIAL
Em Guaraçaí, um fato que gerou polêmica, por algum tempo, foi a cobrança do aluguel, no valor de R$1.890,00, para uso do espaço do Cerimonial. Esse valor não é mais cobrado, conforme o empresário Marcos Mion.
“Essa taxa de cobrança, que era repassada à Prefeitura de Guaraçaí, já gerou muita polêmica no passado, tanto diante da população, como na esfera política. Usando o bom senso, decidi atender a comunidade guaraçaiense e, hoje, a Organização Bom Pastor é quem paga para a Prefeitura, a taxa completa mensal de R$10 mil”, explica Mion.
Um dos usuários do Plano “+ Plus”, é o funcionário público de Guaraçaí, Adão Valentim e família que, por duas vezes, no sepultamento da nora e da esposa, tiveram acesso aos serviços da Organização Bom Pastor. “Para nós, a experiência do uso do plano foi boa, pois, apesar do momento de tristeza, não tivemos que pensar em mais gastos, além do valor que pagamos todo mês. Nem mesmo para usar o espaço do velório, tivemos que pagar. Foi tudo incluso, até coroa de flores, urna e outras coisas que o plano oferece”, relata Valentim.
Outra cliente do Plano “+ Plus”, em Guaraçaí, que não teve que se preocupar com gastos extras e burocracias, foi a dona de casa, Gislei Peixoto de Alencar, que perdeu a mãe Irene, dia 2 de outubro. “Vale a pena adquirir esse plano. Se fosse antes, a gente teria que pagar pelo uso do velório e outros gastos. Até a vestimenta e o lanche servido para quem esteve do lado da gente, durante o velório, não precisamos nos preocupar”, avalia Gislei.
PLANO MAIS COMPLETO
Segundo Mion, existem outros planos funerários, como o “Free” – plano individual, mas de acordo com ele, o “+ Plus”, é o mais completo, oferecido pela empresa, que em breve terá uma filial em Mirandópolis.
Além da isenção do translado e aluguel do Cerimonial, o Plano “+ Plus” ainda inclui: preparação do corpo, urna (conforme necessidade – comprida, G, GG, extra G e revestida de zinco), uma unidade de coroa de flores, vestimenta e complementação (divisão de serviços com outras empresas funerárias).
Os usuários também têm acesso gratuito de materiais para covalescentes, como: cadeira de rodas, cadeira para banho, muleta, bengala e andador, suporte para soro e cama hospitalar simples.
Em Guaraçaí, a Organização Bom Pastor que existe há 30 anos, também gere a Drogaria Total – Unidade “Bom Pastor” e a Decorart Floricultura. Já em Murutinga, são 26 anos de atendimento à população, com a filial da funerária.
Fotos: Arquivo Pessoal/Organização Bom Pastor