DestaqueGeralNotícias

Nova espécie de escorpião encontrada em Andradina, oferece menos riscos que o “amarelo”

Embora tenha uma picada dolorida, a espécie não é perigosa e não oferece risco de morte

Assessoria de Comunicação/Prefeitura

 

ANDRADINA – As Equipes de Endemias ligadas à Secretaria de Saúde de Andradina, durante trabalho de combate aos escorpiões relataram que estão encontrando uma nova espécie de escorpião na cidade. As aparições do escorpião preto (Bothriurus araguayae) estão cada vez mais comuns, porém, ele não oferece riscos à população. Embora tenha uma picada dolorida, a espécie não é perigosa e não oferece risco de morte.

“Sua picada é semelhante ao ferrão de uma abelha, causando dor e irritação”, disse a secretária de Saúde, Maristela Marinho.

Em caso de acidente, deve-se procurar um posto de saúde e se possível levar o animal junto para confirmação da identificação.

O animal habita geralmente terrenos arenosos, espaços e frestas entre muros, entulhos e pedras, tem atividade noturna e alimenta-se de pequenos insetos.

A secretária de Saúde alerta que não é recomendado o uso de veneno para combater estes animais, pois o extermínio das populações pode abrir espaço para colonização de espécies mais perigosas, como o escorpião amarelo (Tityus serrulatus), um animal bastante venenoso e cuja picada pode levar à morte, e o escorpião marrom (Tityus bahiensis) também bastante venenoso, mas não letal.

 

Ações

Apenas em setembro houve 97 acidentes com escorpião registrados em Andradina, o recorde do ano. Em 2023 foram totalizados 659 acidentes com escorpião.

A Secretaria de Saúde de Andradina tem intensificado as ações de combate ao escorpião, principalmente com a “caça noturna” que elimina o escorpião em todas as suas fases, reduzindo a proliferação.

Durante esta semana a caça está concentrada no Campo Santo São Sebastião. Local de grande concentração desses animais. À partir da semana que vem essa ação voltará a ser realizada nos bairros.

Outra frente está atuando na captura desses animais em prédios da educação. Nesta atividade também é levada a conscientização aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

 

Cronograma de captura noturna

Semana do dia 09/10 a 11/10 – Alto Ipês

Semana do dia 16/10 a 20/10 – Stella Maris

Semana do dia 23/10 a 27/10 – Vila Mineira

Semana do dia 30/10 a 03/11 – Benfica

Semana do dia 06/10 a

10/11 – Jardim Europa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo