Assessoria de Comunicação/Prefeitura
ANDRADINA – A Praça Antônio Joaquim de Moura Andrade, a Praça Moura Andrade, voltou a ser das famílias no último sábado com mais uma edição do Brincando na Praça, realizado através do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, com base na Lei de Incentivo ao Esporte, conta com a execução da RMC Esportes, o incentivo da Tijoá, RMC Esportes e o apoio do Governo de Andradina através da Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude.
Vindos de todas as partes da cidade, milhares de pessoas, famílias inteiras, passaram pela praça, que é um dos símbolos da cidade, que ganhou iluminação nova, calçamento acessível e mudanças no paisagismo. Para entreter esse público foram oferecidas atividades como vôlei, basquete, futebol, tênis, peteca, aula de zumba, jogos de tabuleiro, cama elástica, damas gigante, além de aferição de pressão arterial. A secretaria de Esportes também vai realizar a entrega gratuita de pipoca e algodão doce.
“O maior ganho que temos com a reforma da praça é o retorno das famílias para a praça. Ao mesmo tempo em que atrai mais as famílias, a melhoria do espaço também ajuda a população ter um ponto de encontro e convivência. A praça deve ser ocupada pelo povo, voltar a ser um lugar onde todo mundo se encontra”, disse o Secretário de Esportes Cultura Lazer e Juventude, Jonilcio Avelino da Silva, o professor Careca.
O prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes, também esteve no local para ver a movimentação. Mário lembrou da praça de sua juventude, principalmente do grande movimento de pessoas que iam ali para tudo, desde fazer negócios, aproveitar o passeio em suas calçadas até a espera de seu filme favorito, em um dos dois cinemas de seus arredores.
A importância de brincar
No Brasil brincar é um direito previsto em lei pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), e mais, é também uma recomendação médica. A Sociedade Brasileira de Pediatria orienta que meninos e meninas devem ter acesso diário, no mínimo por uma hora, a oportunidades de brincar, “para que possam se desenvolver com plena saúde física, mental, emocional e social”.
A brincadeira é linguagem essencial expressiva de todo ser humano e é por meio dela que as crianças não somente imitam a vida ao seu redor, mas descobrem o mundo à sua volta, as pessoas, os espaços, os materiais e objetos.
É uma das principais formas de desenvolverem a sociabilidade, experimentarem seus corpos, suas habilidades, serem desafiadas cognitiva, física, emocional e socialmente, desafiadas a aprenderem e superar suas possibilidades.