Andradina – Especial da Redação/Rodolpho Shinkado
Moradores da Vila Passarelli não suportam mais os problema com o fornecimento de água, segundo eles são constantes os problemas com a falta de água nas torneiras, e quando tem água está com uma cor esbranquiçada, turva, e com um cheiro estranho.
Esta água “duvidosa” deixa todos em alerta pois além de não poderem consumir como bebida, estão até com receio de utilizar para serviços básicos como cozinhar e até mesmo lavar roupas e tomar banho.
Na imagem enviada por uma moradora podemos observar a qualidade da água, que não se encontra em sua normalidade. “Tenho criança pequena em casa, como posso fornecer uma água desse jeito a ela, se acontecer algo com meus filhos o que vou fazer?”disse a moradora indignada que preferiu não se identificar.
Tentamos contato tanto com a Empresa Águas de Andradina e também com a ARSAE, mas ambas não responderam nossas solicitações até o fechamento da matéria.
Os moradores esperam que as autoridades tomem alguma providência, pois estão cansados de conviver com a falta de água e para agravar ainda mais a situação agora temem pela sua saúde com a qualidade da água oferecida.
Concessão do Serviço de Água e Esgoto
A concessão do serviço de água e esgoto em Andradina foi privatizado em 2010 no primeiro mandato da gestão do Ex prefeito Jamil Ono, que apesar de ter prometido em palanque que não mudaria o sistema de água, sua primeira atitude como prefeito foi enviar projeto de lei a Camara Municipal no qual permitia a concessão do serviço por 20 anos, alegando falta de capacidade em investimentos por parte do município para melhorar o serviço.
A concessão a época se tornou um escândalo, apesar do tribunal de contas ter avaliado todo os sistema em torno de 100 Milhões de Reais a época, no projeto enviado por Jamil a venda foi realizada por 3,5 Milhões e ainda dividido em 24 parcelas mensais, valor muito abaixo da avaliação.
Podemos observar que os vereadores Célia da Stilus, Sérgio Bidi, Cristiano da Agrícola, Bossolan e Marcio Makoto que na época votaram favoráveis e aprovaram o projeto do executivo foram punidos duramente pelo povo, que não os reelegeu e tiveram seus nomes extintos da política por dar apoio incondicional as atitudes de Ono, vale lembrar que Makoto só ocupa atualmente cadeira na câmara municipal devido ao titular Marcio Arai se encontrar Secretário.
Em agosto de 2011 o site Andravirtual de propriedade do atual Secretário de Comunicação Social da prefeitura Fabiano Marinho, dizia que o Ministério Publico e Camara Municipal questionava o serviços da empresa Águas de Andradina, sendo assim podemos observar que decorrido 8 anos do contrato, somente a opinião de Marinho mudou pois a qualidade da água fornecida e o serviço continuam péssimos, e as reclamações quanto a inércia da ARSAE são constantes.