ANDRADINA – A FEA (Fundação Educacional de Andradina), agora sob o comando da Prefeitura Municipal, iniciou a 21º Semana Acadêmica da Faculdade de Medicina Veterinária de Andradina.
A semana agrega uma série ininterrupta de reuniões consecutivas, tratando de temas relacionados a Medicina Veterinária. Em 21 anos o curso já formou mais de 850 médicos veterinários, sendo um dos mais tradicionais na região e recebe alunos de várias cidades da região e outros estados.
Segundo o professor Fábio Nogueira, a cada ano, o evento aumenta de tamanho, qualidade e importância. “Teremos ao longo dessa semana palestras envolvendo várias áreas da Medicina Veterinária. Nossa faculdade, além do compromisso com a qualidade e eficiência nos processos de ensino/aprendizagem, temos a preocupação de mostrar para os nossos alunos os diversos campos de atuação”, disse.
Entre os temas estão a atuação do médico veterinário na Cavalaria de Guardas Dragões da Independência de Brasília, palestras de reprodução animal, atendimento de animais silvestres e exóticos, endoscopia digestiva, medicina integrativa – ozonioterapia / curso prático de quiropraxia; anestesia, na área de oncologia a utilização da eletroquimioterapia no tratamento das neoplasias; e palestras de doenças infecciosas.
A palestra de abertura foi do médico veterinário Dr. Tagor Eduardo Andreolla Dorneles que é responsável pelo atendimento dos animais do primeiro regimento da cavalaria de guardas Dragões da Independência do presidente da república que veio de Brasília especialmente para abrilhantar o nosso evento.
Compartilhar experiências e conhecimento é um dever moral de todos os que aqui trabalham. Assim como em diversas ocasiões também levamos conhecimento e o nome da nossa instituição. Tive a oportunidade de neste ano, representar a Faculdade de Medicina Veterinária de Andradina no maior evento do Mundo de Leishmaniose, na Colômbia onde estavam presentes pesquisadores do Mundo todo de diversas áreas. Foi a única faculdade do Estado de São Paulo a palestrar.
Estimular a pesquisa
Fábio Nogueira classifica a pesquisa como sendo a prática da curiosidade, que vale a pena ser repetida com uma dose de rotina e obstinação. “Ser capaz de se permitir pensar diferentemente do que se pensa, de perceber diferentemente do que se sente e se vê, de continuar a olhar ou a refletir. É explorar o que pode ser mudado, no seu próprio pensamento, através do exercício desta curiosidade”, explicou.
A Fundação agradece as empresas parceiras (MSD, Zoetis, Alere, Vetoquinol, Mundo Animal, Alivira, Bothufarma, Vetnil, America.net, Cachaçaria Andradina, Cupim e Cia e Autoposto Viajantes), pelo auxílio financeiro para a realização deste evento. Agradecimentos também ao Diretório Acadêmico “Rei do Gado”, que caminha lado a lado na construção de um ensino de qualidade.
Estiveram presentes a solenidade de abertura a presidente da Fundação Educacional de Andradina, Estela Maria Cassiolato Goda; o secretário de Finanças da Prefeitura, Norival Nunes; diretora dos cursos superiores da Fundação, Carla Baleroni Guerra, o diretor do Hospital Veterinário, William Marinho Dourado Coelho; diretora do Colégio Anglo, Daniela Becaria e o coordenador do curso de Educação Física, professor Fumagalli.
Fonte e fotos: Secom/Prefeitura