Comércio e Shopping Center de Andradina voltam a funcionar na segunda
Andradina está na zona laranja, também chamada de fase dois ou de controle, e poderá reabrir escritórios, imobiliárias, concessionárias, comércio e shoppings centers, a partir de 1º de junho, mas com restrições.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a prorrogação da quarentena por 15 dias, mas com flexibilização de alguns setores por fases escalonadas, de acordo com a situação de cada região administrativa do Estado.
O anúncio do Plano São Paulo, que prevê a retomada gradual da economia, foi feito no início da tarde desta quarta-feira (1º), durante coletiva à imprensa, e prevê cinco fases. A primeira é de “alerta máximo”, na qual se encontra a Grande São Paulo; a segunda é “de controle”, onde está a região de Araçatuba; a terceira é de “flexibilização”, a quarta é de “abertura parcial” e a quinta foi chamada de “normal controlado”.
A classificação por região foi feita com base na capacidade do sistema de saúde (leitos de UTI para covid-19 para cada 100 mil habitantes) e evolução da epidemia (número de casos, internações e óbitos). Uma região só poderá passar a um maior relaxamento após 14 dias da mudança de fase, mantendo os indicadores de saúde estáveis por um período completo de incubação.
“O plano de retomada gradual e segura de atividades parte do princípio da colaboração de todos. Nós vamos monitorar dia a dia a evolução do processo. Se tivermos que dar um passo atrás, que retomar medidas, não hesitaremos de fazê-lo”, afirmou o governador João Doria.
Isso significa que uma região pode ser reavaliada e retroceder de fase caso tenha uma piora considerável de seus indicadores. O governador disse, ainda, que a reabertura das atividades será feita com restrições, obedecendo o distanciamento social em ambientes públicos e o uso obrigatório de máscaras. Os shoppings, por exemplo, poderão reabrir com restrição de fluxo (20% da capacidade), horários reduzidos e medidas de distanciamento, além de limitação de pessoas nas praças de alimentação.
Na reabertura, foram priorizados os setores que têm menor potencial de contágio, os que empregam mais e os que têm maior vulnerabilidade econômica, ou seja, que correm mais risco de falência.
MUNICÍPIOS E FASES
Na fase um estão a Grande São Paulo, Registro e Baixada Santista. Na dois, estão São Paulo, Araçatuba, Campinas, Marília, Franca, São José do Rio Preto, Sorocaba, São João da Boa Vista, Ribeirão Preto e Piracicaba. Já na fase três estão Presidente Prudente, Barretos, Araraquara/São Carlos e Bauru.
Restrições
Caso a região de Araçatuba avance para a fase amarela, será permitida a reabertura total de serviços imobiliários, escritórios e concessionárias, segundo protocolos sanitários.
Porém, o comércio de rua, shoppings, salões de beleza, bares, restaurantes e similares poderão funcionar, mas com restrições de horário e fluxo de clientes. Já na fase verde, serão atenuadas as restrições ao funcionamento de todos os setores da fase amarela.
A partir daí, academias de ginástica e centros de prática esportiva voltarão a receber frequentadores, respeitando os limites de redução de atendimento e as regras sanitárias definidas para o setor.
Outras atividades
O governo do Estado argumenta que em todos os 645 municípios paulistas a indústria e a construção civil funcionam normalmente.
Espaços públicos, teatros, cinemas e eventos que geram aglomerações, como festas, shows e campeonatos, entre eles os esportivos, permanecem suspensos por tempo indeterminado.
O mesmo ocorre com relação às aulas presenciais no setor de educação e o retorno da capacidade total das frotas de transportes.