
ANDRADINA – Uma das inovações no Programa Escola de Tempo Integral foi a inclusão da Cultura Digital na EMEBI “Humberto Passarelli”.
Utilizando o software como o Scratch (uma plataforma de programação visual desenvolvida pelo MIT, voltada principalmente para crianças e jovens), os alunos aprendem a criar jogos e animações, desenvolvendo a lógica de programação de maneira divertida. “Com o Scratch os alunos aprendem conceitos complexos de programação de forma simples”, diz o professor de Cultura Digital, Carlos André.
Para preparar as imagens que irão utilizar nos jogos, os alunos também trabalham com softwares de edição de imagens, aprimorando a coordenação fina e a criatividade. “Através do trabalho com as imagens, os alunos expressem sua criatividade e desenvolvam habilidades importantes”, explica Carlos André.
As aulas de Cultura Digital estão preparando nossos alunos para o futuro, oferecendo uma educação mais completa explorando as habilidades das crianças. O mundo digital é uma realidade na vida deles, então aliamos isso ao desenvolvimento pedagógico. Ver nosso alunos criando os próprios jogos no computador nos mostra que educação tecnológica é uma realidade desenvolvendo habilidades essenciais que podem nos futuro se tornar uma profissão, destacou o Diretor da Escola Professor Shinkado.