Santa Casa de Araçatuba pode ter que fechar leitos por falta de anestésicos
O consumo de apenas um desses anestésicos aumentou de 100 ampolas para 600 ampolas por dia
O diretor técnico da Santa Casa de Araçatuba (SP), Giulio Stanco Coscina Neto, informou nesta segunda-feira (29) que existe a possibilidade de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) terem que ser fechados por falta de anestésicos.
Ele encaminhou ofício ao DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) comunicando da necessidade de reposição de estoque, pois há o risco de pacientes terem que ser transferidos para outros hospitais por falta do insumo.
De acordo com Coscina Neto, com o aumento das internações decorrentes da covid-19, que demandou a abertura de dez novos leitos de UTI, teve crescimento de cinco vezes na quantidade de anestésicos.
O medicamento é necessário para fazer a intubação do paciente e para mantê-lo sedado durante o tratamento. O médico explica ainda, que são usados três tipos de anestésicos para os procedimentos.
“O consumo de apenas um desses anestésicos aumentou de 100 ampolas para 600 ampolas por dia. E são três tipos de anestésicos”, alertou.
Prazo
Coscina Neto disse que não é possível informar por quanto tempo o estoque existente manteria o atendimento, pois a Santa Casa também utiliza os anestésicos para cirurgias de urgência e emergência. A previsão é de que atenda a demanda nesta semana.
Como o hospital atende pacientes de 40 cidades a região, o consumo do medicamento vai depender da demanda.
O diretor técnico da Santa Casa contou que já vinha comunicando o DRS-2 sobre a necessidade de reposição dos anestésicos, que estão em falta em outros hospitais do Estado. E disse que a distribuição tem sido feita, porém, a produção pelos laboratórios não está acompanhando a necessidade.
Socorro
Segundo Coscina Neto, houve contato a direção dos campis das faculdades de Odontologia e de Veterinária da Unesp (Universidade Estadual Paulista), solicitando que faça o repasse de anestésico que não esteja em uso.
Com relação ao consumo de oxigênio, que também teve aumento considerável na demanda, o diretor técnico informou que o abastecimento está sendo feito, inclusive com entrega de cilindros nesta segunda-feira, e não há previsão de falta.