DestaqueGeralNotícias

Prefeitura finalmente inaugurará UPA, mas fechará Pronto Socorro

Uma novela que pode estar chegando ao fim, trata-se do inicio funcionamento do UPA em Andradina, mas ao que tudo indica não teremos um final feliz

Andradina –  Rodolpho Shinkado/Correio do Noroeste

Uma das principais promessas de campanha da prefeita Tamiko Inoue (PCdoB) foi a inauguração do UPA, a obra está concluída desde 2015 na então gestão de Jamil Ono que atualmente ocupa o cargo de assessor de assuntos estratégicos e tem feito campanha como pré candidato a deputado estadual.

Tamiko anteriormente já havia anunciado como data para funcionamento da unidade a segunda quinzena de outubro de 2017, porém a data não foi cumprida e passando-se quase um ano uma nova data é anunciada.

O que está deixando toda a cidade preocupada não é somente mais uma promessa de inauguração por parte da prefeita, mas sim a informação de que o Pronto Socorro municipal, que hoje funciona em prédio anexo a Santa Casa será fechado com a implantação da nova unidade. “Estão trocando 6 por meia dúzia, com o agravante do UPA ser menor em espaço físico do que o atual pronto socorro” Segundo uma funcionária do local que preferiu não se identificar.

Outro fato que causa tem gerado repercussão é a distância do UPA até a Santa Casa, nos casos mais graves onde uma transferência precisa ser realizada rápida, poderá ser perder vidas, como já ocorreu no passado quando o Pronto Socorro era localizado na Rua Paes Leme.

Contribui também em desfavor desta mudança a localização do UPA, em bairro residencial e de acesso difícil, sem nenhuma artéria principal de ligação entre UPA e Santa Casa, esta mudança carece de um estudo técnico inclusive com a equipe de trânsito.

Vale lembrar que no caso de remoção de pacientes a Santa Casa o UPA deverá disponibilizar de ambulâncias para tal transporte, e como já não é novidade o setor de Ambulâncias encontra-se sucateado e as poucas que ainda circulam não conseguem atender a demanda já existente no município, será um gargalo que só ira aumentar.

Resta saber qual atitude será tomada pela prefeita Tamiko e pelo seu secretário de Saúde Marcelo Gimenez que tem sido duramente criticado em redes sociais pela sua conduta na pasta em vista dos diversos problemas que a saúde no município vem enfrentando.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo